Surpreender é algo extremamente importante em qualquer relação… Quem não gosta de ser surpreendido positivamente? Aposto que você se lembra da última vez que uma empresa te agradou ou te deixou feliz quando você menos esperava e, mais, garanto que você compartilhou essa experiência com pelo menos uma pessoa, não foi?

Agora me diga, existe propaganda melhor que essa? Sua empresa ou o seu nome sendo espalhado por aí com referências positivas?

“A chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente.”

Philip Kotler

O que Kotler está querendo dizer é exatamente o que vamos focar aqui nesse post: VALOR e FIDELIZAÇÃO.

Não estamos falando de valor monetário e sim o valor que aquela experiência vai causar no seu cliente desde o início do processo, o quanto você pode e deve agregar na vida daquela pessoa. Imagina prometer um sorvete refrescante, mas fazer o cliente esperar numa fila debaixo do sol? Não combina, concorda?

Criar uma excelente proposta de valor não é suficiente se não pudermos entrega-la e isso vale desde o início do processo. Se você, por exemplo, tem um restaurante delivery, precisa se dedicar a todas as etapas do processo: a maneira como é feito um pedido; tipo de atendimento; tempo de preparo; entrega!

E o ideal e diferencial que quase ninguém faz é o pós-venda, o que acontece depois da entrega do produto. Um e-mail para saber o que acharam da refeição ou se há comentários sobre a experiência são suficientes. Permitem que você possa, sempre, se aperfeiçoar.

Trabalhando essa experiência do cliente, esse alinhamento do valor da empresa com o valor do cliente faz ser muito mais fácil a construção de uma sólida fidelização (uma relação cliente x empresa e não cliente x produto). É fundamental que os que fidelizam sejam consumidores por preferência, e não por comodidade, hábito ou preço baixo.

Uma ótima maneira de conquistar essa preferência é transformar um contato digital em um agrado físico. Dá uma olhada em algumas maneiras de fazer isso:

  • Um cartão de aniversário assinado por todos os seus funcionários na data de aniversário do seu cliente.
  • Se há a oportunidade de conhecer melhor a família do seu cliente, como filhos, parece uma boa ideia mandar algo para eles? Tratamos bem quem trata aos nossos bem.
  • Tem um negócio que vende receitas? Já pensou em fazer uma promoção para engajamento e sortear por exemplo um dia em que você apareça lá e cozinhe para um de seus clientes na casa dele? “Um dia cozinhando pra você!”

Como falamos no último post sobre retenção de clientes, a criação de novos leads não é só o que importa… É FUNDAMENTAL se dedicar aos leads antigos, trabalhar neles, gerar conteúdo específico e o mais personalizado possível, entender o perfil e comportamento de cada um deles e lembrar-se que nós da equipe da Babel-Team estamos aqui, sempre, para oferecer o que for necessário para o seu sucesso.

Quer Começar a Planejar

O seu Ciclo Completo do Cliente

AGORA?

Vem com a gente

por apenas R$13,90!

 

Sobre a Autora
Mariana Lopes – Assistente de Pós-Venda

Mãe de uma menina linda, carioca da gema, apaixonada por pessoas e também por desafios, Mariana se formou em Marketing com cursos extras na área de Marketing digital e design gráfico. Teve algumas experiências na área de vendas e dentro do próprio marketing em sua carreira até 2017 quando entrou na família Babel-Team com o objetivo de dar suporte na área comercial com foco no pós vendas e retenção de clientes.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.