Hoje em dia é bem difícil saber separar o que é um GRANDE e o que é um BOM profissional de marketing digital no mercado.

Por mais que ele tenha diploma, cursos e treinamentos de ótimos centros educacionais, as habilidades, a prática e até mesmo o conhecimento do mercado pesam tanto quanto (ou até mesmo mais) no dia-a-dia da empresa. É preciso ter o melhor dos dois mundos para se diferenciar dos demais!

Muitas das habilidades de marketing digital não são aprendidas através de apostilas e horas de aprendizado em uma sala de aula, mas sim com experiências em campo. Claro, não podemos eliminar também a eterna busca da reciclagem de conhecimento, já que é um ramo que vive em mudança constante e quase que diária.

Quais seriam, então, as principais habilidades que um profissional de marketing digital precisa ter para se destacar nesse mercado tão competitivo e em crescente mudança?

1Capacidade de viver em eterna adaptação

Como dito antes, o mercado digital muda o tempo todo por influências internas e externas e, justamente por isso, o profissional tem que estar disposto a se atualizar diariamente para atender da melhor forma os seus clientes.

Muitas vezes, para que isso aconteça, ele precisa também mudar algumas de suas táticas e crenças. A estratégia quem define é o momento e só um GRANDE profissional vai saber estar à frente dele.

2Ter a tecnologia como essencial


Parece óbvio, mas o profissional de marketing digital precisa estar sempre antenado e saber dominar a tecnologia e tudo que a engloba.

Imagine que você é um desses profissionais e é solicitado para criar um fluxo de automação de marketing, mas… Nem sabe o que é isso? Ou por onde começar? Ou que ferramentas utilizar?

Busque estar sempre atualizado com o que anda acontecendo, com as ferramentas que vem surgindo no mercado e suas funcionalidades. Explore e arrisque.

3Intuição

Grave isso: A experiência lhe trará cada vez mais segurança para os seus instintos!

Ou seja, não é uma questão de ter intuição ou não. Na verdade, quanto mais conhecimento e prática você tiver, mais apurado estarão os seus instintos e mais seguro para tomar decisões referente a dados que você não tem, por exemplo, você estará.

Procure dominar sempre o seu ambiente de trabalho, o seu produto/serviço e, principalmente, os seus clientes. Essas táticas vão lhe dar a confiança que você precisa para tomar decisões mais assertivas.

4Curiosidade

A curiosidade na verdade é uma das principais características que poderíamos colocar.



O mercado está em constante mudança e o interesse, fome e paixão são o combustível para se manter vivo na área… além de, claro, benquisto.


Fazer perguntas, aprender novas técnicas, ler, por novas ferramentas e métodos é a arte da sobrevivência.

Por exemplo, se você tem um especialista em Adwords EM 2012 que não aprendeu mais nada de novo desde então e um Analista em Adwords que se mantém atualizado desde 2013 até o momento… Quem você contrataria para a sua empresa?

Existe um aplicativo chamado Feedly que se customiza para lhe mostrar suas publicações favoritas relacionadas ao tema que desejar. De acordo com o que estamos falando hoje, conteúdos como marketing online, marketing digital, recrutamento de especialistas, etc.Você pode separar alguns minutos do seu dia para ler. Já fará muita diferença, acredite.

5Habilidade de Persuasão

O marketing é baseado em convencer, estimular, impulsionar a compra de um produto e/ou serviço. Logo, o profissional de marketing precisa ter isso no sangue e em grande escala. É necessário saber convencer o seu cliente sem comprometer os objetivos, imagem e o que é certo para a marca.

Falhas nessa comunicação são muito comuns. O marketing precisa ser testado e experimentado o tempo todo, nem tudo que você fizer vai funcionar da primeira vez, mas estará lhe dando sempre mais dados para uma estratégia melhor.

6Skill Analítico

Não adianta você ter todas as habilidades anteriores se não souber analisa-las, certo?
Por isso é de extrema importância ter um perfil analítico. É necessário saber se o que está sendo feito está de fato funcionando.

Seja através das campanhas de mídias sociais, gerenciamento de leads, Google Analytics ou qualquer outra ferramenta, a análise de resultados permite ações assertivas e melhores decisões baseadas em fatos.


Aproveite as dicas para se aperfeiçoar sempre e se tornar cada dia MAIOR!

Seja o GRANDE profissional que você gostaria de ter trabalhando para você!


Sobre a Autora
Mariana Lopes – Assistente de Pós-Venda

Mãe de uma menina linda, carioca da gema, apaixonada por pessoas e também por desafios, Mariana se formou em Marketing com cursos extras na área de Marketing digital e design gráfico. Teve algumas experiências na área de vendas e dentro do próprio marketing em sua carreira até 2017 quando entrou na família Babel-Team com o objetivo de dar suporte na área comercial com foco no pós vendas e retenção de clientes.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.