Em todo segmento de mercado precisamos saber lidar com a variação do fluxo de vendas ao longo do ano. E quando falamos de sazonalidade do mercado, esse conceito se refere a período promocionais, como Natal e Black Friday, mas também na flutuação da demanda de acordo com o período do ano. No post de hoje, vamos falar sobre como entender o mercado e usar a sazonalidade ao nosso favor.

Para alguns produtos/serviços, a sazonalidade fica bem evidente, mas em alguns segmentos fica mais difícil identificar os melhores momentos para anunciar. Em ambos os casos, mas principalmente no segundo, o primeiro passo é conhecer a sua persona – nós falamos sobre isso no post Identique Seu Cliente Alvo. A partir disso, você saberá se os seus produtos possuem alguma sazonalidade para anunciá-los com mais investimento e quando é a hora de pensar em promocionais especiais para baixa temporada para contornar a situação.

Além da variação da demanda, conhecendo a sua persona você pode identificar datas comemorativas que podem fazer muito sentido para o seu negócio.

Quer alguns exemplos?

  • O dia do orgulho nerd para quem trabalha com produtos relacionados à cultura pop, geek, games, séries ou filmes.
  • A semana mundial do meio ambiente para o infoprodutor que ensina a cultivar hortas domésticas.
  • Os 50 anos da banda Led Zeppelin ou para o músico que dá videoaulas para interessados em aprender a tocar guitarra.

Essas datas devem ser mapeadas durante o Planejamento Anual de Marketing da sua empresa. Para te auxiliar nesse processo, existem algumas ferramentas muito boas. O Google Trends mostra os picos de procura de determinado termo, os locais onde as pesquisam tem maior volume e os termos relacionados a essas buscas. Outra ferramenta é o Planejador de Palavras-chave do Google Adwords, onde você pode comparar os períodos e estimar o tráfego dos termos mais buscados.


Quer saber mais sobre como se posicionar no novo contexto de mercado 4.0?

>> Quero Aumentar Minhas Chances de Sucesso <<


Outro ponto muito importante é realizar encontrar pequenos nichos dentro do seu mercado e realizar pequenas adaptações no seu produto, criando “edições especiais/comemorativas”. Por exemplo, vamos pensar num coach de relacionamentos e as oportunidades que se abrem durante o ano.

  • Para o carnaval, um produto sobre como atrair parceiros e ter relações casuais sem traumas.
  • Para o dia das mães/pais, como lidar e se relacionar com a família do cônjuge.
  • Para o dia dos namorados, como manter um relacionamento saudável, duradouro e surpreender o seu par.
  • No dia das crianças, como preservar o casamento após os filhos.

É uma lógica que pode se aplicar para qualquer segmento!

Mas atenção! Para grandes datas é preciso muita cautela e planejamento. Se você ensina a fazer chocolates caseiros, você deve iniciar suas vendas pelo menos 2 meses antes da Páscoa.

Outro ponto importante é a logística. É uma questão delicada para quem trabalha com produtos físicos, mas até quem entrega digitalmente precisa se atentar à hospedagem para dias de pico de acesso, como Black Friday ou lançamentos.

Que tal? Esse post te trouxe ideias novas e abriu possibilidades?

Conta pra gente nos comentários!

Quer começar a Planejar a Jornada de Compra dos seus clientes agora?

Veja esse infográfico
que preparamos com cada etapa da Jornada!

 

 

 

Jorge Luiz ArdrizzoSobre o Autor:
Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontrá-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.