Pl Black Friday e Pl Cyber Monday são os dois dias do ano de maiores. Isto significa que há uma enorme oportunidade para as pequenas empresas, como a sua, de se capitalizar com o impulso comprista das pessoas e gerar um aumento massivo nas vendas.

A maioria das empresas têm um pequeno aumento das vendas na Black Friday e Cyber Monday, sem realizar maiores esforços, porque 55% dos consumidores planejam ir às compras em dias como Black Friday e Cyber Monday. (Accenture)

Quando existe uma boa oportunidade lá fora, quero ter certeza de me capitalizar e espremer até a última gota do benefício desta oportunidade e com certeza você sente o mesmo. É fato que as pessoas vão gastar seu dinheiro na Black Friday, cabe a você fazer com que gastem na sua pequena empresa, em vez de nas grandes lojas e empresas.

Isto posto, estamos aqui para ajudar você a maximizar suas vendas de Black Friday com algumas ideias de marketing de Black Friday para pequenas empresas. Veja a seguir algumas maneiras de capitalizar o frenesi comprista e trazer mais receita para sua conta bancária nesta Black Friday.

1. Crie uma oferta irresistível

Como você sabe, o combustível por trás deste frenesi comprista da Black Friday são as ofertas malucas. Os compradores foram condicionados a esperar enormes descontos e excelentes ofertas. Isto dito, dar descontos gigantescos em seus produtos não é a única opção, e em geral não é a melhor forma de criar uma oferta irresistível. As pessoas procuram ofertas, mas mais importante que isso, as pessoas procuram obter mais valor por seu dinheiro. É importante ter isso em mente quando se estiver criando uma oferta. 

Uma oferta irresistível trata de fazer o cliente sentir que ele está recebendo o maior valor por seu dinheiro.

Dê descontos em seus produtos ou serviços

Descontos massivos como USD 199 por uma TV de tela plana e USD 299 por laptops são bem típicos das promoções de Black Friday, mas embora estas ofertas sejam atraentes e incríveis para os consumidores, elas realmente só funcionam para negócios que têm grandes margens de lucro ou empresas que podem justificar vender a preço de custo para adquirir um cliente hoje porque sabem que seu cliente médio faz várias compras por ano.

Embora o desconto seja a opção comum quando se pensa em uma promoção de vendas, não é a única opção e nem sempre é a melhor opção. No primeiro capítulo do livro Influence, Robert Cialdini narra uma história de um proprietário de uma pequena empresa que escreveu uma mensagem para seu gerente pedindo para cortar os preços do produto deles pela metade porque não estavam vendendo nada. O gerente leu errado e acabou dobrando o preço de venda e o produto começou a vender como pão quente. As pessoas fazem uma associação de valor ao preço de um produto, por isso, dar descontos no seu produto pode não gerar um volume de vendas suficiente para compensar a perda de lucro. Embora aumentar o preço do produto tenha funcionado naquele caso, você pode se beneficiar de outra tática.

Faça pacotes de produtos

Criar pacotes com seus produtos é uma ótima maneira de atrair vendas. Lembre-se: as pessoas estão procurando obter mais valor pelo dinheiro delas, e se um cliente pode, por exemplo, receber cinco produtos pelo preço de três, isso pode ser uma oferta irresistível.

Por exemplo, vemos empresas de telefonia, como AT&T e Verizon fazer isso o tempo todo com suas novas vendas de celular. Por apenas USD 60 a mais você recebe uma capa de telefone, um carregador para automóvel e um pacote de protetores de tela. A capa sozinha custa USD 50, então o pacote com todo o resto transforma o gasto extra de USD 10 numa promoção interessante e fácil.

Onde em seu negócio você consegue criar pacotes de produtos e criar ofertas que faz com que seus clientes exclamem: “Oba, que oferta!”?

Crie um valor agregado

O modelo de oferta de valor agregado é ótimo para manter seu preço normal, mas adoçar a promoção incluindo alguma coisa na venda. Essa opção é parecida com a do preço de pacote, mas aqui o seu cliente recebe mais do que ele geralmente receberia pelo mesmo preço. Se você puder ser criativo, existem várias maneiras de agregar valor sem ter de gastar muito nem reduzir suas margens de lucro.

Eu vi recentemente um ótimo exemplo disso no lançamento do livro de Brendon Burchard, The Motivation Manifesto, que ficou logo como o nº 1 na lista da Barnes & Noble e está a caminho da lista de Best Sellers do NY Times. Incluído na compra do seu livro, o leitor ganha acesso grátis a um programa de treinamento de 12 semanas (valendo USD 297)! Este é um exemplo perfeito de como agregar um valor substancial sem afetar as margens de lucro, porque o custo de entregar um curso online é o mesmo para 100 entregas ou 100.000.

Talvez você não tenha um produto online, então, o que você poderia incluir no seu produto para aumentar o valor de uma venda? Por exemplo, se eu vendo pasta de dente, posso incluir uma escova de dente. A escova de dente torna a pasta de dente mais valiosa, e o custo de fabricar uma escova de dente é pequeno.

Entrega para os primeiros compradores (early bird)

Todos nós já ouvimos falar das histórias de horror das multidões à porta das promoções de Black Friday, então, proceda com cautela e explore mais ideias de marketing. Embora seja engraçado fazer piada com as pessoas enlouquecidas no dia seguinte do Dia de Ação de Graças (que é quando ocorre a Black Friday), o comportamento delas indica que esse tipo de promoção dá resultado. Essas pessoas são as mesmas que menos de 12 horas antes estavam sentadas em torno a suas famílias, agradecendo pelo que têm, e agora estão dando cotoveladas umas nas outras para ter mais. Não consigo imaginar um contraste maior para mostrar a efetividade do marketing que este.

Recompensar os clientes de primeira hora com um bônus adicional é uma ótima forma de dar uma quicada logo de início, maximizando o marketing de boca-a-boca que ocorrerá a partir da sua ótima oferta. 62% dos compradores tuítam sobre suas compras. (Fonte: Twitter)

Ofertas segmentadas

Se você quiser ser bem avançado, e tiver uma ferramenta robusta de CRM, você pode criar diferentes ofertas para seus atuais clientes. Talvez a oferta seja exatamente a mesma, mas seria ótimo ajustar a mensagem de marketing para falar com seus clientes de maneira diferente, em vez de usar a mesma mensagem que funciona para os que acabam de descobrir seu negócio. Segmentar a sua lista de contatos em “participe do movimento” Xobrigado por ser parte do movimento” pode produzir excelentes resultados.

2. Provoque sensibilização o quanto antes

Dirigir uma pequena empresa é desafiador: é difícil planejar três passos à frente quando se está ainda focado nas operações do dia a dia. A cada ano, parece que as grandes lojas de varejo começam a se preparar para as festas de fim de ano cada vez mais cedo. Embora possa ser irritante, há uma razão para isso. Kathy Grannis, porta-voz da National Retail Federation (Federação Nacional do Varejo) disse: “Sabemos que 40% dos compradores de fim de ano afirmam que começam a fazer suas compras antes da festa de Halloween”. Isso mostra que planejar bem para a frente e começar cedo é essencial para aproveitar a temporada de festas aumentar seu caixa.

Construa antecipação cedo (mas não cedo demais)

O limite é: não espere até uma semana antes da Pl Black Fridaypara começar a promover sua oferta irresistível. Comece a lançar teasers ou dicas de que haverá uma oferta arrasadora no início de novembro, ou até antes.

Campanha em redes sociais

Poste pistas e teasers da sua oferta irresistível nas redes sociais começando 10 ou 15 dias antes da Black Friday. Use o Pl Facebook Ads para ampliar o alcance dos seus posts para pessoas que curtiram sua página e amigos de pessoas que curtiram sua página. Quando revelar sua oferta irresistível, convide as pessoas a compartilhar a promoção com os amigos delas. Atenção: você não pode tornar o compartilhamento uma condição para receber a oferta especial.

Campanha de E-mail Marketing

Certifique-se de fazer contato com seus clientes atuais e antigos para informá-los sobre sua promoção. Se você utilizar uma ferramenta de automação de e-mail marketing, como Keap, você pode personalizar a sua mensagem para segmentos específicos da sua base de contatos, a partir da história de compra deles. Se o seu produto ou serviço for mais do tipo compra única, você pode fazer contato com clientes antigos com diferentes mensagens e pedir-lhes para indicar você aos colegas e amigos deles. Para maximizar as indicações, ofereça um incentivo para que as pessoas ajam.

Campanha de mala direta

Sim, eu disse isso mesmo! Mala direta é uma das formas mais subvalorizada do marketing atualmente. É uma ótima forma de colocar uma mensagem na frente dos seus clientes atuais e potenciais para propagar seu negócio.

Campanha de ponto de venda

O ponto de venda é uma das maiores oportunidades de marketing perdidas pelas pequenas empresas. A maioria das pequenas empresas trabalha arduamente para conseguir novos clientes, mas faz muito pouco para coletar informação dos clientes e dar incentivos aos novos clientes em troca.

Criar um folheto, um cartão de visitas ou outra peça assessória que promova a sua oferta de Black Friday está entre as muitas dicas de marketing para Black Friday. Você pode começar colocando esta peça de marketing em caixas que você entrega pelo correio aos seus clientes e em bolsas que você entrega para os clientes em mãos no balcão semanas antes do Black Friday.

Outro ponto de estratégia de venda é incluir um sorteio ou concurso para o qual as pessoas têm de se cadastrar.

A chave para o sucesso em todas essas iniciativas de marketing feitas para gerar sensibilização para sua Oferta de Black Friday é uma só palavra: campanha. Enviar um tweet, um e-mail ou um folheto provavelmente não gerará resultados massivos. Você precisa configurar uma campanha que leve a sua mensagem em frente aos seus prospectos e clientes atuais mais de uma vez.

Para você tirar proveito do maior fim de semana de compras do ano, é absolutamente essencial que você crie uma oferta irresistível e que comece a gerar sensibilização com semanas de antecedência. A maioria, se não todas, as ideias e táticas que apresentei para você neste artigo pode ser executada com recursos financeiros limitados. Seja estratégico e posicione a sua pequena empresa para aproveitar o frenesi comprista nesta temporada de festas.

 

 

Este conteúdo foi escrito por Michael Hunter para o Keap com permissão para a Babel-Team que fez a tradução e adaptação para seu público em LATAM.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.