6 Dicas e 1 Segredo para o Sucesso da Entregabilidade de Emails

Acredite ou não, a entregabilidade de emails é mais complicada do que em geral pensamos como profissionais do marketing, como infoprodutores ou qualquer outra profissão que utilize a tecnologia de email.

Em minhas conversas recentes sobre automatização do marketing, discutimos a ciência por trás do planejamento da automatização do marketing, usando a tensão criativa para incentivar a mudança por toda a organização e os previsíveis (e evitáveis) pontos de estresse da implantação de uma plataforma.

Assim como para a plataforma de automatização do marketing não basta “fazer e esquecer”, isso também não se dá com a entregabilidade de emails. Pergunte a qualquer profissional de marketing experiente qual é o aspecto mais desafiador do seu trabalho e ele dirá: manter uma entregabilidade e um inbox placement constantes.

Caso o email não chegue ao destinatário, uma linha de assunto perfeita com conteúdo espetacular é inútil. Os profissionais de marketing digital esperam, ao clicar sobre o botão para enviar, que cada email chegue na caixa de entrada de todos os destinatários todas as vezes. Haverá, por vezes, alguns emails devolvidos e uns poucos cancelamentos de inscrição, mas no geral os emails são entregues.

Todavia, não é tão simples quanto parece. É imprescindível que sejam seguidas as melhores práticas e que haja constante atualização para assegurar bons resultados. Ao tomar algumas medidas adicionais, os profissionais de marketing podem construir uma entregabilidade de emails melhor e aprimorar a eficiência do marketing e dos dólares gastos.

entregabilidade de email

1.  Escolha um fornecedor de automatização do marketing com boa entregabilidade de emails

Lembre-se, o quanto  você paga por uma plataforma não tem nada a ver com a probabilidade dos seus emails chegarem à caixa de entrada.

Ao pesquisar as plataformas, pergunte aos fornecedores sobre a sua taxa de entregabilidade de emails e as estatísticas da caixa de entrada.

Uma das informações mais negligenciadas para um Fornecedor MAP compreende os dados históricos de entregabilidade e as políticas da lista de emails. Fale com o seu fornecedor sobre isso de antemão, para evitar graves questões de entregabilidade que podem causar confusão no seu programa de geração de leads.

Dica expert: a maioria dos fornecedores de automatização do marketing e provedores de serviço de email com uma excelente taxa de entregabilidade de emails não permitirá listas compradas.

2. Limpe a sua lista de emails antes de carregá-la para o seu novo fornecedor

Você sabia que 25% dos clientes mudam de endereço de email a cada 6 meses? Isso significa que é possível que 25% dos emails que você carrega para o seu banco de dados e envia sejam devolvidos — e, se você está pagando pelo número de emails enviados, isso é essencialmente jogar os dólares de marketing pela janela.

Ou até pior, uma taxa de devolução de 25% poderia colocá-lo na lista negra ou black list — significando que nenhum provedor de caixa de entrada aceitará o seu email.

Ninguém quer que isso aconteça, em especial quando se lança uma nova plataforma!

A higiene da lista de emails é um serviço relativamente facil de ser feito que pode remover os endereços de email que serão provavelmente devolvidos, protegendo a sua reputação como remetente de emails e garantindo que os seus emails estejam sendo enviados para endereços verdadeiros.

Muitos fornecedores exigem a higiene da lista antes do carregamento de todo o seu banco de dados. Mesmo se o seu fornecedor não exigir isso, é a melhor prática que eu recomendo seguir.

3. Segmente a sua lista de emails por contatos válidos e contatos comprometidos recentemente

O seu primeiro envio de uma nova plataforma de automatização do marketing é o mais importante — certifique-se de estar enviando para os contatos comprometidos.

Você verá que os fornecedores usam uma terminologia como ‘esquentando os seus IPs’. O que isso significa é que, ao enviar emails pela primeira vez, os provedores de caixa de entrada (Gmail, Comcast, Yahoo) não sabem quem você é e se devem confiar nas suas mensagens no futuro. Digamos que você envie o seu primeiro conjunto de emails para 200 contatos mais comprometidos.

Existe uma boa chance de que este segmento abra e clique e, por sua vez, mostre aos provedores que as pessoas querem receber as suas mensagens.

Você pode então prosseguir no envio de grupos menores do seu grande banco de dados para o primeiro envio. Ao enviar pequenos lotes e focalizar os contatos mais comprometidos primeiro, você pode evitar a ocorrência de problemas de entregabilidade enquanto estiver começando.

Infusionsoft chama a esse processo de “controle de emails frios

4. Assegure que os contatos que devolvem ou comunicam spam sejam removidos das postagens futuras

Postagens repetidas para um endereço de email que devolve levarão a problemas de entregabilidade. É importante remover todos os endereços de email com erros permanentes na entrega e qualquer endereço que sinalize as suas mensagens como SPAM.

Nem todas as plataformas de automatização do marketing suprimem endereços de email que são devolvidos ou que comunicam spam.

Descubra se o seu fornecedor de automatização do marketing remove automaticamente os emails que são devolvidos ou que comunicam spam. Caso não o faça, você precisa criar uma lista desses contatos e removê-los manualmente antes de enviar emails.

Infusionsoft utiliza o segundo procedimento. Recomendo que crie uma rotina automatizada que avise a uma pessoa da equipe (ou você mesmo) que a identificação e remoção deve ser feita e os passos para executar a ação.

5. Gere novos compromissos com frequência ou remova os contatos que não se comprometem

Os contatos que não se comprometem podem causar problemas de entregabilidade devido às devoluções.

Caso um contato não tenha aberto um único email em no máximo 3-4 meses, considere removê-lo inteiramente da sua lista de mala direta. Você também deve levar em consideração enviar a eles um email de novo comprometimento.

Há uma série de abordagens para esse tipo de email — cupões, ofertas especiais ou um texto simples de email informando que o contato será descadastrado em 30 dias com um link para ‘não cancelar a inscrição’.

6. Otimize a página de cancelamento de inscrição com opções

É importante separar um tempo para otimizar as opções de cancelamento de inscrição. As pessoas se descadastram por vários motivos, e algumas vezes não desejam ser totalmente removidas da sua lista de mala direta. Talvez desejem receber um conteúdo mais pertinente ou mensagens de email menos frequentes. Veja o que acontece quando um usuário da sua lista clica no link para se descadastrar.

entregabilidade de email

Otimize a sua página de captura para o cancelamento de inscrição com caixas para assinalar a frequência de emails ou o conteúdo. Certifique-se de que os nomes estejam corretos e que seja um processo fácil. Já vi pedidos de cancelamento de inscrição que envolvem uma ligação telefônica!

Se um cancelamento de inscrição evita uma reclamação de SPAM, isso é uma vantagem para a sua reputação de remetente.

A menos que você perceba uma grande quantidade de cancelamentos de inscrição, isso não é necessariamente uma coisa ruim.

Se você estiver percebendo um aumento nos cancelamentos de inscrição, isso pode dar uma pista sobre um problema maior e você dever analisar a relevância do conteúdo, a frequência da mala direta e a idade da sua lista de emails.

Com Infusionsoft você pode analisar os motivos que as pessoas identificaram como causas para sair da sua lista.

motivos

SEGREDO: Entender como a sua reputação de remetente é avaliada leva a uma melhor entregabilidade.

Conhecimento é poder e a melhor coisa a fazer para assegurar uma boa entregabilidade no longo prazo é desenvolver um entendimento de como a sua reputação de remetente é avaliada. Há inúmeros fatores que os provedores de caixa de entrada usam para determinar se as suas mensagens chegam à caixa de entrada.

entregabilidade de email

O fator positivo n° 1 é quando um assinante clica nos links (porque isso mostra comprometimento), e o fator negativo n° 1 é quando um assinante sinaliza a sua mensagem como SPAM. (Basta umas poucas reclamações para causar um dano permanente, como entrar para a lista negra).

Para ajudar na sua Jornada de Automatização do Marketing, aqui estão algumas maneiras menos conhecidas em que as ações do assinante afetam a sua entregabilidade de emails e reputação de remetente.

Aqui estão algumas poucas ações positivas do assinante que levam a uma melhor entregabilidade:

  • Clicar no email (fator principal)
  • Abrir o email
  • Adicionar o seu endereço aos seus contatos ou agenda de endereços
  • Permitir imagens
  • Rolar pela mensagem
  • Dar estrela à mensagem
  • Mover a mensagem da pasta de lixo eletrônico para a caixa de entrada
  • Mover uma mensagem do tab de promoção para o tab principal do Gmail

E algumas poucas ações negativas do assinante que causam um impacto negativo na entregabilidade:

  • Comunicar a mensagem como SPAM
  • Apagar a mensagem
  • Mover a mensagem para a lixeira
  • Marcar as mensagens como lidas
  • Ignorar as mensagens
  • Não se comprometer com várias mensagens durante longos períodos

A Automatização do Marketing é complexa o suficiente e os detalhes pequenos e importantes da entregabilidade de emails dificilmente são cobertos no processo de venda.

Como esperamos que os emails sejam entregues, é o trabalho do profissional de marketing observar as melhores práticas de email, somente enviar emails para contatos que fizeram o opt-in e remover endereços de email inválidos de modo proativo.

Ao seguir as nossas dicas básicas e se voltar para o comprometimento do assinante, você está no caminho para o sucesso da automatização do marketing.

 

Este artigo apareceu originalmente na TopRight Partners.

Este artigo foi escrito por Dave Sutton no blog do Infusionsoft.

Este post é parte da contribuição de Babel-Team para melhorar as práticas de email marketing.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.