“O segredo do sucesso não existe,

mas o do fracasso é tentar agradar a todos”

Todas as etapas do ciclo completo do cliente são extremamente importantes, mas com certeza uma das mais decisivas é identificar seu cliente-alvo.

Mas…por quê?

Bom, vamos relembrar os três passos básicos: atrair, vender e surpreender.

Toda a sua estratégia precisa ser desenvolvida pensando no receptor de sua mensagem, e certamente ela irá por água abaixo se não for direcionada para as pessoas certas.

Identificar quem são essas pessoas certas exige uma boa dose de pesquisa. Definida sua área de atuação, é necessário pensar em cada tipo diferente de público que pode se interessar por seu produto/serviço e buscar dados demográficos comuns a esse grupo:

  • Sexo
  • Idade
  • Localização
  • Ocupação
  • Nível de instrução

Além disso, é necessário pensar também em seu comportamento, levando em consideração dados psicográficos:

  • Interesses
  • Desejos
  • Necessidades

Muitas variáveis podem ser levadas em conta, dependendo do seu produto/serviço e nível de especialização deste. Mesmo que ele possa ser aproveitado por diferentes públicos, é possível chegar a um avatar, o “cliente-médio” de cada um desses grupos, reunindo suas características mais comuns.

Certo. Mas se eu tenho vários públicos, por que deveria dividi-los dessa forma?

Essa definição te permite obter informações valiosas como os termos utilizados em buscas, o comportamento de compra e até mesmo as razões que o fazem comprar na empresa concorrente e não na sua.

E melhor ainda: onde encontra-los e como atingi-los.

Se o seu produto é interessante e acessível para diversos grupos de pessoas, com certeza você terá problemas para obter resultados com campanhas genéricas. Uma agência de viagens dificilmente atrairá a atenção de um idoso que quer viajar sozinho com um destino de aventura (como a Disney), ainda que ela também trabalhe com localidades que atendam a esse perfil.

Você estará desperdiçando dinheiro e energia!

Mas trabalhando a partir de uma base de dados sólida e bem definida, que te permita saber quais devem ser os alvos de suas ações, seus esforços estarão bem aproveitados!

Você conseguirá inclusive identificar e corrigir pontos problemáticos na relação com seu lead. Sabendo suas dores e prioridades, sua comunicação pode trabalhar as vantagens em comprar com você, no nível de eficiência dos seus produtos/serviços, durabilidade e qualquer característica que o torne vantajoso e capaz de suprir as necessidades do cliente.

Focar seu discurso em quem realmente é um potencial comprador é decisivo para o sucesso!

  Quer Começar a Planejar seu
  Ciclo Completo do Cliente AGORA?  

Vem com a gente

por apenas R$13,90!

 


Sobre o Autor: Jorge Luiz Ardrizzo – 
Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontra-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.