Depois de captar os potenciais interessados no seu produto ou serviço, é hora de vender. Durante muito tempo, a venda foi considerada a conclusão de um processo. Mas, no Ciclo Completo do Cliente, fechar negócio envolve muito mais do que dinheiro ou assinatura de documentos.

Se você encara dessa forma,

pode ter certeza que está perdendo muitas oportunidades.

Mas…por quê?

Vamos relembrar os três passos básicos da fase de vendas: Educar, Oferecer e Vender.

As relações entre fornecedor e consumidor estão constantemente se modificando. O cliente tem muito mais informação disponível do que aquela passada pelo vendedor. Pesquisas indicam que 90% das pessoas buscam informações na internet antes de fechar uma compra. Então, é necessário alinhar a necessidade do cliente com a sua capacidade de atender a demanda dele a partir daquela mercadoria.

Consumidores não buscam mais produtos ou serviços, e sim soluções. A comunicação clara, presencial ou escrita, é determinante para que o cliente adquira confiança em você e consiga analisar o impacto e decidir pela aquisição de algo que o ajude a alcançar o resultado desejado. Esta abordagem permite que o seu objetivo seja o sucesso do seu lead, de forma que uma unidade física seja apenas parte do valor agregado.

Mas… Eu preciso realmente dispor de todo esse tempo?

Sim. No entanto, isso traz vantagens para você e sua empresa!

Vamos explicar como:

Essa mudança de foco que jogou os holofotes em cima de quem compra permite obter informações valiosíssimas. Você deixou ele falar e, agora, você o conhece. Entende seus problemas, suas dores e suas necessidades. Você sabe quem ele é.

E isto te permite ter as respostas que ele procura, o que eleva o nível de confiança que ele tem em você. Dessa forma, você conquista a fidelidade do lead, potencializa o relacionamento a longo prazo, ou seja, pode seguir vendendo para ele.

Essa é uma vantagem competitiva importantíssima. Mesmo que você não venda nada para ele agora.

Seu produto pode não ser o que ele procura ou pode não atender suas necessidades. Talvez você realmente não tenha a solução para ele agora, mas ser capaz de resolver suas dores em outro momento.

Fechar Vendas

Além do estabelecimento de uma relação de confiança, é muito importante levar a experiência própria como cliente para dentro de nossas empresas, afinal todos somos clientes. Essa abordagem é extremamente importante para entender o processo de vendas e identificar possíveis falhas.

Você já conhece o lado de dentro do balcão, mas, e o lado de fora?

Analisar o processo de compra, pela ótica do cliente, é determinante para melhorar seu processo de venda.

Muitas vezes são adotados procedimentos que facilitam o controle interno, mas geram obstáculos para os clientes. E causar problemas para quem acabou de confiar em você pode acabar com seu negócio.

Sua firma pode ser online, física, oferecer produtos, serviços, ter equipe de vendas ou não. Acompanhe o processo pelo lado inverso. Observe as facilidades e principalmente as dificuldades. Com certeza você vai encontrar pontos muito importantes para melhorar no seu sistema, e consequentemente vender mais!

Faça o caminho inverso! E depois conte para nós o que você descobriu 🙂

Quer Começar a Planejar

O seu Ciclo Completo do Cliente

AGORA?

Vem com a gente

por apenas R$13,90!

 

 

Jorge Luiz ArdrizzoSobre o Autor:

Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontra-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

 

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.