De acordo com a MDG Advertising, 91% dos vendedores que qualificam seus esforços como bem-sucedidos dizem que a automação de marketing é “muito importante” para a efetividade de seus programas. Mas provavelmente você já sabe que a automação de marketing é importante. A grande questão que muitos profissionais se depara é: como aproveitar as estratégias de automação para que 2018 seja o ano com os melhores resultados – e manter isso sucessivamente?

No post de hoje, vamos falar de 04 estratégias concretas sobre a utilização das últimas tecnologias de automação para aumentar a efetividade do marketing e impulsionar as vendas

1Melhorar a comunicação do projeto para impulsionar as iniciativas de marketing

O passo mais importante de início, é fazer com que toda a sua equipe de marketing esteja alinhada com o objetivo de maximizar resultados. Quase todo profissional de marketing tem noção de como é difícil criar um plano de projeto que funcione, mas nem todas tem a real noção dessa dificuldade – afinal, é sempre mais fácil criticar e achar soluções com algo que já foi feito, do que pensar em tudo isso previamente.

Este processo se torna ainda mais difícil sem comunicação suficiente entre a equipe de gestão do projeto. Pode ser ainda mais desastroso quando os clientes ficam fora do circuito constantemente.

Se você quiser saber mais sobre a construção de um Funil de Vendas eficiente, confira esse post que fizemos!

O Zapier é uma grande ferramenta de automação que ajuda a resolver este problema de comunicação. Por exemplo, se sua equipe usa o Evernote, pode criar um “Zap” para que todas as notas da sua reunião sejam enviadas automaticamente para a Dropbox. Bem como, se você utiliza o Google Docs para tomar notas, pode fazer que sejam diretamente enviadas ao Google Drive compartilhado, depois da reunião.

Ao automatizar a comunicação em todos os projetos, você pode literalmente poupar uma tonelada de tempo, garantindo que todos se foquem nos mesmos objetivos.

 

2Utilizar campanhas de educação de leads para chegar aos clientes

Uma vez que sua equipe de marketing esteja alinhada, o primeiro passo em qualquer campanha de marketing bem-sucedida é pensar em como gerar leads. Infelizmente, a maioria das empresas ainda trabalham as estratégias de geração e nutrição de leads da mesma forma para TODOS os leads. O problema obvio disso é que o processo de educação pode levar muito mais tempo se os seus leads não receberem conteúdo direcionado.

Ao usar a automação de marketing você tem a capacidade de segmentar automaticamente os seus leads em função de suas interações com o seu site e seu conteúdo.

A maioria dos programas de e-mail marketing oferecem segmentação de listas junto com o monitoramento de links para ajudar a determinar que leads estão interagindo. A partir daí, você pode ligar os pontos entre a jornada exclusiva de cada cliente para entregar conteúdo dirigido que converte leads em clientes muito mais rapidamente.

 

3Criar drip campaigns eficazes para manter-se em contato

Se você não está utilizando a automação em suas estratégias de e-mail marketing, deveria usar. A maioria dos clientes não compram na primeira interação com você e manter-se em contato é fundamental para conseguir esta venda.

Felizmente, a maioria das plataformas de e-mail admitem campanhas gota a gota (drip campaigns), que são essencialmente uma série de e-mails sequenciados que se enviam automaticamente aos destinatários em vários dias ou semanas. Embora haja uma grande quantidade de trabalho para criar o conteúdo para seus e-mails, a criação de uma campanha em sequência pode ser uma maneira extremamente eficiente de nutrir os leads.
Já foi demostrado que a criação de uma campanha sequenciada aumenta a taxa de cliques (CTR) até três vezes mais que o CTR de e-mails de envio único, que chamamos de envio em explosão. Além disso, o tempo médio dos usuários no site também aumentou em um minuto durante a campanha.

4Fidelizar o cliente com a automação do marketing

Uma vez que você tenha realizado a venda, os esforços de marketing não devem ser interrompidos. Não é segredo que é muito mais econômico e fácil reter clientes que encontrar novos. Mas, se as grandes organizações sabem disso, por que não estão mudando sua abordagem em relação à retenção de clientes?

Para a maioria, a razão é simples: não sabem como fazer de forma eficiente.

A automação muda esta dinâmica.

Para mostrar como são as três principais formas de utilizar a automação de marketing para fidelizar o cliente:

  • Monitoramento da fidelidade: mede a fidelidade por meio do monitoramento dos pontos de contato e pergunta como os clientes se sentem sobre seus produtos/serviços, durante a jornada deles. 
  • Estimula os fãs da marca: usa a automação para determinar são os fãs e defensores da sua marca e utiliza incentivos para estimular as referências.
  • Personaliza as experiências: usa os dados para segmentar os clientes e usa a automação para entregar o conteúdo certo para o cliente certo no momento certo.

A automação do marketing poupa tempo e gera mais vendas

Afinal, a automação de marketing está desenhada para poupar seu tempo e ajudar a sua empresa a gerar mais vendas o mais rápido possível.

Com a automação, você pode estabelecer uma base sólida com comunicação rápida e confiável da equipe. Em seguida, melhora a geração de leads, graças ao uso da automação para ajudar a criar conteúdo específico.

Quando o cliente participar, mantenha-se em contato com ele, com uma campanha em sequência de e-mails. Por fim, depois da venda, utilize as tecnologias mais atuais de automação de marketing para melhorar a sua  retenção de clientes.

Com estas estratégias, você pode colocar seu negócio em posição de transformar este ano de 2018 no seu melhor ano de comercialização. E os anos seguintes também!

 

Megan Totka é a autora deste post. Babel-Team fez a tradução e os ajustes para os leitores do Brasil.

Este conteúdo foi revisado e adaptado por Babel-Team com permissão de Infusionsoft

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.