O e-mail marketing é um método de marketing que passa por aprimoramento frequente e contínuo. Quanto mais mensagens de e-mail você envia, mais dados você coleta, e quanto mais dados você coleta, mais você pode melhorar a sua comunicação por e-mail.

Porém, um antigo debate sobre o e-mail marketing é sobre e-mails de texto simples versus mensagens em HTML. Os novos empresários e vendedores muitas vezes se perguntam qual a melhor opção, para poder escolher a que mais lhes traz benefícios. Hoje você vai aprender sobre os dois tipos, seus prós e contras, e também vamos ajudar você a saber qual é a melhor opção em certos casos.

E-mails em HTML

Este é um tipo de e-mail criado da mesma maneira que uma página web. Conta com muitos elementos visuais. Você pode trabalhar em templates disponíveis, com várias cores, layouts etc.

Atualmente a maioria das empresas usa e-mails em HTML, já que elas recebem uma grande quantidade de respostas e tem um bom percentual de cliques (CTR) usando este formato.

Vantagens dos e-mails em HTML

  • Maior apelo visual: como há programação por código e se pode incluir vários formatos de imagem e vídeo nos e-mails em HTML, consegue-se um visual mais atraente. Este apelo visual pode desempenhar um papel importante em tornar o e-mail mais clicável para muitos usuários.
  • Uma narrativa melhor (storytelling): Quando você quer se conectar com seus clientes e lhes transmitir uma imagem de marca forte, o e-mail por HTML é a escolha perfeita, já que pode incluir imagens, logos, vídeos, gifs e similares, que lhe permitem contar uma história mais impactante e melhor.
  • Melhor CTR (click-through-rate): Os e-mails em HTML têm o conteúdo organizado graças às opções de layout. Além disso, os botões de ‘call-to-action’ (CTAs) podem ser desenhados para parecerem mais atraentes e gerarem mais cliques. Incluir imagens que combinam com os interesses dos usuários torna os e-mails mais sedutores, o que gera mais cliques.  Quando os clientes se interessam pelo produto ou serviço promovido, eles podem simplesmente clicar no botão do link, o que não acontece com os e-mails em texto simples.
  • Monitoramento das taxas de abertura: Com os e-mails em HTML pode-se monitorar quantos e-mails foram abertos pelos destinatários.  Esta é uma medida crucial que ajuda a saber o quanto a sua campanha de e-mail marketing foi bem-sucedida ou não.
  • Desenvolvimento do Branding: Com opções de dores e templates, criam-se e-mails ajustados às cores da sua marca.  Por outro lado, todos os e-mails de texto simples têm o mesmo aspecto, por exemplo, em preto e branco.
  • Opções mais ricas: Em função de suas próprias exigências, você pode manter o HTML tão rico quanto lhe for útil.  Pode deixá-lo básico ou torná-lo complexo.

Desvantagens dos e-mails em HTML

  • Criá-los leva tempo: Como os e-mails em HTML devem ser codificados como um site/página web, eles requerem mais tempo para serem criados. Embora existam plataformas que oferecem templates para criar os e-mails por você, é provável que seja necessário examinar os códigos para garantir que contenham todos os formatos corretamente.
  • É tratado como mensagem indesejada/spam: É muito importante que seus e-mails em HTML sejam corretamente codificados e que sejam testados antes de serem enviados, já que os links quebrados podem fazer com que sejam marcados como SPAM. Isto significa que seus e-mails nunca chegarão à caixa de entrada de seus destinatários e é possível que tenham uma queda nos cadastros.
  • Problemas de entregabilidade: A capacidade de entrega tornou-se um problema para os e-mails em HTML, mesmo que não sejam tratados como spam. A opção de abas no Gmail trata a maioria dos e-mails em HTML como comerciais e os envia diretamente para a aba “promoção”. Isto significa que seu e-mail não chega à caixa de entrada principal do usuário e mesmo que não esteja na pasta de spam, pode não ser visto em tempo.
  • Dependências: A efetividade do seu e-mail em HTML gira em torno de muitas variáveis. Por exemplo, é possível que seu correio eletrônico não se abra adequadamente em todos os dispositivos móveis. Os usuários podem ter as opções de “imagem” desabilitadas em seus navegadores. Todas estas dependências podem fazer com que os e-mails em HTML sejam menos efetivos. Este é outro motivo para enviar um e-mail de teste antes de programá-lo. Não deixe de examiná-lo em todos os dispositivos.

Quando o e-mail em HTML é melhor?

Como a efetividade dos e-mails depende de muitos fatores, é impossível dar um veredito sobre qual é melhor. Mas, como regra geral, é melhor um e-mail em HTML quando o remetente é a sua empresa/marca. Quando é uma pessoa que envia um e-mail aos clientes, é sempre recomendável que seja um e-mail em texto simples.

Você também deve usar um e-mail em HTML quando promover um produto do seu site em particular. É melhor promover imagens do que se está promovendo, o que só é possível com os e-mails em HTML. Além disso, quando se deseja rastrear as taxas de abertura (o que quase sempre é uma métrica importante), deve-se enviar os e-mails em HTML.

E-mail em texto simples (plain text)

Como seu nome indica, é simplesmente texto enviado ao destinatário, sem codificação, desenho de templates, links, imagens etc. Embora o e-mail de texto simples possa parecer monótono em comparação com um e-mail em HTML, manteve-se firme durante muitos anos, por seus muitos benefícios exclusivos.

Vantagens do e-mail em texto simples (plain text)

  • Pessoal e direto: O melhor dos e-mails em texto simples é que eles são pessoais e diretos. Não há nenhuma distração envolvida, a relevância é a chave aqui.
  • Fácil de compor: A única preocupação é escrever o e-mail. Não se requer formatação, e esta é uma vantagem enorme. Os profissionais de marketing muitas vezes acabam perdendo muito tempo decidindo que templates, design ou cores utilizar.
  • Legibilidade universal: Não existe a preocupação de qualquer dependência ao enviar e-mails em texto simples. Quer alguém esteja em seu dispositivo móvel, num computador ou tablet, o e-mail de texto simples será o mesmo em todos os dispositivos.
  • Melhor entregabilidade:Os e-mails de texto simples têm melhores taxas de entrega. Como não se podem incluir links clicáveis, nem incorporar imagens ou vídeos, estes e-mails não são tratados como mensagens comerciais pelos serviços de e-mail. Isto faz com que as mensagens de texto sem formatação sejam mais entregáveis.
  • Fácil de carregar: Nem todos da sua lista de e-mails têm uma conexão rápida de Internet. As conexões lentas de Internet carregam devagar os e-mails em HTML, pois são mais pesados. Os e-mails em texto sem formatação se abrem rapidamente independente da velocidade da conexão à Internet.

Desvantagens do e-mail em texto simples (plain text)

  • Sem apelo visual: O e-mail de texto sem formatação é exatamente o contrário do e-mail em HTML. Seu visual é desinteressante porque só contém texto e espaço em branco.
  • Sem integração de imagem/vídeo: Já se provou que o conteúdo em imagem e vídeo supera desempenho do conteúdo de texto sem formatação no mundo digital moderno. Isto faz com que a falta de integração de imagem e vídeo nos e-mails de texto simples seja uma grande desvantagem.
  • Sem monitoramento: Uma campanha de marketing por e-mail que não possa ter dados monitorados não dá nenhuma ideia de como é a resposta dos clientes. Como não se pode rastrear e-mails de texto simples, você nunca saberá se os destinatários abriram seus e-mails ou não. Você poderia estar perdendo seu tempo enviando e-mails que não interessam a ninguém.
  • CTR (click-through-rate) reduzido: Quando os destinatários estão interessados em um produto/serviço que se está promovendo, querem poder ter acesso a ele instantaneamente. Um e-mail em HTML lhes permite clicar em um link e chegar à página desejada imediatamente. O mesmo não acontece com um e-mail de texto sem formatação. Além disso, ele perde a sedução dos botões de CTA.
  • Sem layout definido: Os e-mails em HTML podem ter designs que facilitam a percepção global dos destinatários. Por outro lado, os e-mails de texto simples não têm nenhum design, e se o conteúdo for extenso, podem parecer muito desagradáveis.

Quando o e-mail em texto simples é melhor?

Os e-mails de texto simples são os melhores para conversações personalizadas. Por exemplo, se o seu representante de vendas já tem conversações com o cliente regularmente, um e-mail de texto simples é a melhor forma de manter a experiência personalizada com o cliente.

Os templates, layouts, imagens, vídeos etc. podem fazer com que o e-mail pareça fabricado, não personalizado e muito promocional. Um e-mail promocional é melhor quando é em HTML, mas uma vez que já se tenha iniciado o contato com um cliente, o texto simples é o melhor caminho para continuar.

Afinal, qual você deveria usar?

Não existe um veredito em pedra e cal sobre qual você deveria usar. Como mencionou-se anteriormente, as diferentes situações requerem diferentes tipos de e-mails. Portanto, deve-se usar ambas as opções, de acordo com a situação. Além disso, inclusive quando se enviam e-mails em HTML, é preciso ter uma versão em texto sem formatação acompanhando o e-mail em HTML. Esta é a abordagem mais recomendada pela maioria dos especialistas de marketing.


Quer saber qual a melhor ferramenta
de automação para email HTML e Simples?

Toda semana nós realizamos uma LIVE sobre as melhores plataformas de automação do mercado.
Cadastre-se agora e garanta sua vaga para a próxima!

ME CADASTRAR NA LIVE

* Este conteúdo foi traduzido e adaptado por Babel-Team com a permissão de Infusionsoft.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.