As empresas que desejam crescer certamente sabem da importância de ter um site ou blog para marcar presença na internet, principalmente, porque essa é a maneira mais certa de se obter leads para o seu negócio.

Os contatos dos clientes são chamados de leads, onde foram inseridos os dados pessoais como nome, e-mail ou número de telefone, de modo a estabelecer uma ponte de comunicação com a empresa.

Existem diferentes maneiras de coletar esses dados, para que a empresa possa montar uma lista de bons leads (que certamente são potenciais clientes).

É muito comum que, após a leitura de um artigo dentro de uma página na internet, possa se visualizar um campo para deixar o seu e-mail e receber novas atualizações do site. Ou mesmo para receber algum tipo de material diretamente na caixa de entrada.

Essas são algumas das formas mais comuns de captação de leads, que é uma ação bastante interessante para qualquer tipo de negócio. 

Isso permite que uma empresa especializada em pavimentação intertravada de blocos de concreto, por exemplo, entre em contato com os interessados nos seus serviços muito mais facilmente.

Isso porque os leads obtidos por meio do site da empresa são, em sua grande maioria, pessoas que buscaram por aquela empresa ou pelos produtos e serviços que ela oferece.

Por isso, é interessante conhecer algumas das principais estratégias de captação de leads, que podem ser colocadas em prática de modo simples e rápido.

Captando leads com marketing de conteúdo

As pessoas hoje buscam atualizar-se e adquirir novos conteúdos por meio da internet. Elas utilizam seus smartphones e computadores para acessar vários tipos de informações.

Por isso os sites de empresas que investem na postagem de bons conteúdos terão mais relevância.

Além disso, é possível criar um blog que pode ser fundamental para realizar essa ação. Isso porque ele possui um layout adequado para postagem de artigos, que podem tratar de assuntos variados e ligados ao segmento de uma empresa.

Pensando no seguinte exemplo, uma pessoa resolve pesquisar os tipos de tinta que são resistentes ao fogo.

Ela pode encontrar um artigo sobre pintura intumescente estrutura metálica, por exemplo, que trata sobre o assunto diretamente no blog da empresa que oferece esses produtos.

E se o conteúdo atende às expectativas dela, ela certamente gostará de receber em seu e-mail um comunicado sobre novas postagens da página.

Nesse momento, é preciso que a página contenha um campo para a inserção de e-mail, captando assim o lead de um potencial cliente para a empresa.

Captando leads com E-books

O oferecimento de bons e-books vem se mostrando uma estratégia eficiente para captação de leads. Isso porque eles oferecem conteúdos tratados de maneira mais abrangente, que podem ser de fundamental importância para os seus clientes.

Pode ser que uma pessoa esteja buscando na internet mais informações sobre como obter a emissão de AVCB para o seu estabelecimento. 

Na intenção de saber quais são as exigências que o Corpo de Bombeiros faz para a vistoria, sabendo assim quais são os elementos necessários para que a prevenção de incêndio seja aprovada.

Se ele encontra um E-book especializado no assunto, certamente isso o atrairá e ele disponibilizará o seu e-mail de contato para obter o material.

Desse modo, o seu site pode coletar esses leads, que se tornarão parte de uma estratégia de marketing para conquistar novos clientes para o negócio.

Captando leads com Webinars

Você sabe o que são webinars? Eles funcionam como uma pequena palestra virtual, onde um profissional pode agendar uma apresentação online, em que oferece conhecimentos para o público interessado.

Nesse caso, a captação de leads acontece no momento da inscrição do webinar. 

Assim, quando a apresentação é agendada, um link pode ser disponibilizado para que os interessados preencham seus dados principais, recebendo lembretes e um aviso para poder acessar o webinar.

O webinar pode apresentar instrumentos utilizados por profissionais de várias áreas. Por exemplo, os aplicados para realizar a medição de diferentes tipos de objetos.

Como os que abordam o funcionamento de um inversor de frequência siemens, um micrômetro, um multímetro e de muitos outros.

Nesse caso, alunos de metrologia que assistirem ao webinar podem se interessar pelos equipamentos e desejar adquiri-los. Desse modo, utilizando os leads coletados, é possível enviar e-mails promocionais e oferecer desconto para os espectadores da apresentação.

Captando leads com o oferecimento de descontos

Se você possui um site, blog ou e-commerce, certamente conhece algumas estratégias de marketing digital que podem atrair mais visitantes para a sua página.

Sendo assim, para convertê-los em leads, é preciso investir em ferramentas capazes de despertar a atenção das pessoas, e fazerem com que elas queiram criar uma ponte de contato com o site.

Assim, pode ser disponibilizado um campo para que o visitante inclua o seu e-mail para receber boas promoções de produtos de casa e construção oferecidos no site, tal como ferramentas de jardinagem ou dispositivo de retorno para piscina de alvenaria.

Essa estratégia é de grande importância, pois possibilita o envio de e-mails posteriormente, de modo a atrair o público para mais visitas à página, além de possibilitar um aumento efetivo de vendas.

Captando leads com uma série de vídeos e Landings page

Muitas empresas hoje apostam na confecção de um plano de conteúdos, que podem ser pequenos cursos ou uma série de vídeos que, disponibilizados em sequência, oferecem um apanhado geral sobre um determinado assunto de interesse comum.

Nesse caso, é preciso que o interessado realize um cadastro prévio, com seus dados de contato, para receber as atualizações e os materiais envolvidos na série, mantendo um contato constante com o público.

Essas páginas de captação de leads também são conhecidas como Landing Pages. Elas possuem uma estrutura bastante simples, com poucas informações e alguns campos para que os usuários possam inserir os seus dados.

Desse modo, a lista de leads de uma empresa pode aumentar o seu tamanho de maneira significativa, já que a Landing Page traz diversos novos contatos, que possuem um alto potencial de virarem futuros clientes.

Classificando leads

Ao realizar a coleta leads dentro do site, é importante separá-los por categorias, pois apesar desses contatos serem obtidos devido a um interesse previamente manifestado por clientes em potencial, pode ser que alguns deles não tenham tanto interesse na realização de uma compra.

Por isso, os leads podem ser classificados como:

  • Leads frios;
  • Leads parados;
  • Leads em processo de trabalho;
  • Leads quentes.

Os leads frios são aqueles que inserem dados para obter um determinado conteúdo, mas não possuem interesse efetivo de compra.

Os leads parados possuem um bom potencial de compra, mas ainda estão em fase de pesquisa, pois não apresentam urgência para adquirir um produto ou serviço.

Esse pode ser o caso de um cliente que está buscando um caminhão para locação, por ter um projeto em mente, mas ainda está tateando o mercado para entender mais sobre como ele funciona.

Os leads em processo de trabalho são aqueles que desejam realizar a compra, mas que possuem algumas dúvidas sobre o produto ou serviço.

Nesse caso, esses contatos precisam ser nutridos para que virem futuros compradores. 

Esse pode ser o caso de um cliente que deseja realizar a compra de uma escada metálica caracol para a sua residência, estando no período de construção. 

Ele certamente precisará adquirir o item, e por isso está pesquisando pelo produto de maneira mais assertiva.

Assim, é preciso estabelecer um contato constante, que leve ao cliente conteúdos interessantes via e-mail, de modo que seja possível que ele visualize outros modelos de escada e, também, com o oferecimento de descontos.

O lead quente é aquele que está pronto para realizar a compra. Nesse caso, ele disponibilizou o contato dele na página da sua empresa para conhecer mais sobre o produto que ele quer adquirir.

Nessa etapa, é preciso investir em um atendimento mais direto, em que são tratados propostas e valores de compra.

Isso porque, se o cliente deseja obter uma maior quantidade de um produto como laminação bopp brilho, por exemplo, ele espera que a sua empresa ofereça algum tipo de benefício para finalizar a compra.

Importância da captação de leads para um negócio

Depois de conhecer algumas das principais estratégias de captação de leads, é preciso aplicá-las na página da sua empresa, trazendo resultados efetivos para o negócio.

Quando uma empresa conhece a persona do seu negócio, ela consegue alcançar pessoas que desejam adquirir aquilo que ela oferece, e por isso, os leads obtidos serão considerados quentes.

Por isso, eles representam de maneira mais palpável a quantidade de potenciais compradores do seu negócio que, se bem trabalhados, podem acarretar no aumento de resultados.

Nesse sentido, a captação de leads é importante por ser uma etapa essencial para trazer esses futuros clientes para perto da empresa, e interagir com eles de maneira ativa.

Para assim gerar um contato mais próximo que, certamente, se converterá em um bom faturamento. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.