Meu parceiro de negócios, Natanael Oliveira, é líder em ensinar a vender todos os dias e vou te dizer uma coisa muito clara: Natanael tem autoridade para ensinar a vender todos os dias porque ele realmente vende todos os dias.

Meu foco nesse tema é diferente do Natanael. Nem melhor, nem pior. Apenas diferente.

Focarei no desafio de vender todos os dias do ponto de vista do desenho, implantação e operação de um Modelo de Negócios Sólido, capaz de vender todos os dias e, mais, deixar lucros para sua empresa e tempo livre para você.

Ou seja, na minha concepção e prática na Babel-Team, na qual temos um novo cliente todos os dias, para poder vender todos os dias e fazer isso de forma previsível, é necessário mais que campanhas de aquisição, persuasão e monetização. Veja por quê:

4 Ações Chave

Ação #1Identifique claramente o caminho do dinheiro que vai desde o bolso de seu cliente até sua conta bancária pessoal (não a do seu negócio). Faça isso em um quadro branco para que possa modificar quantas vezes seja necessário até que você e sua equipe estejam de acordo.

Ação #2Defina os princípios (crenças, valores, propósito) de seu negócio que poderão guiar as ações do dia a dia. De novo, compartilhe isso com sua equipe e traga pessoas que estejam alinhadas com esses princípios. Busque, para quem não está alinhado, outra equipe (não a sua). Leia mais

Ação #3Identifique onde as pessoas e a automação deverão atuar para mover o processo adiante no caminho do dinheiro (Ação #1). Elimine decisões que dependem de pessoas e passe-as a automação e processos documentados para quem executa. Leia mais

Ação #4Agende os controles dos responsáveis que movem os processos do caminho do dinheiro.

 

Antes de começar pela Ação #1, pense que o que você conseguir criar em termos de negócio deveria gerar, pelo menos, 3 saídas (sem as quais não teríamos sustentabilidade ou solidez): a) valor para o cliente; b) lucros para seu negócio e, c) tempo livre para você.

Realmente, não vale a pena começar a trabalhar nessas 4 Ações se não temos um Modelo de Negócio Sólido.

6 Perguntas para um Modelo de Negócio Sólido

  1. O problema que sua empresa resolve é algo que os clientes sabem que têm?
  2. É um problema que os clientes estão dispostos a pagar por uma solução?
  3. É rentável chegar a eles e promover sua solução?
  4. Como você sabe? Validou sua ideia? Como?
  5. Existe um mercado mínimo de gente disposta a pagar? Que pelo menos 2% sejam 1.000 consumidores?
  6. Como fazer para que, pelo menos, uma parte da receita seja recorrente?

Quando falamos de Modelo de Negócio Sólido para vender todos os dias, estamos falando das respostas corretas para estas 6 perguntas.

Se seu negócio não encaixa nesta definição de modelo sólido, sugiro que pare e pense em como modificar seu negócio atual para um que responda adequadamente estas questões.

Parece um erro muito comum de empresários acreditar que o mercado é formado por aqueles que se ajustam ao seu negócio. Lamentavelmente, as coisas não funcionam realmente assim.

Precisa de Ajuda para Encontrar Seu Modelo de Negócio Sólido?

Encontre Seu Modelo de Negócio

 

 

Sobre o autor:
Jorge Aldrovandi  CEO da Babel-Team.

É pioneiro em serviços de marketing via Internet, no Uruguai, seu país natal, e no Brasil, onde vive desde 2002. Trabalha com automação desde 2010. Responsável pelo planejamento estratégico e modelo de negócios de clientes no Brasil, na América Latina, Portugal e Espanha.

Sendo neto de italianos, desde pequeno Jorge gosta muito de estabelecer vínculos e por isso, boa parte de seus clientes termina sendo também parceiros e amigos. Quando é perguntado “Como que você desenvolveu uma rede tão grande de parceiros?”, sempre responde:”Tomando um vinho e comendo boas pizzas.”

Os valores da Babel-Team, são os valores do Jorge: Ética sempre, respeito acima de tudo e crescimento constante! ”

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.