Se você acompanha nosso blog, está acostumado a ler inúmeras dicas para a construção do seu Funil de Vendas. É esse processo que automatiza o Ciclo Completo do Cliente, entregando ao seu lead a informação certa no momento certo, de acordo com seu comportamento e demanda.  

Mas…como saber qual o conteúdo ideal para entregar em cada fase?  

Bom, primeiro é importante entender o objetivo de cada etapa do funil de vendas: 

      No topo do funil o foco é atrair pessoas que possam ter interesse em sua marca, produto ou serviço. 

Essa é a fase da descoberta, pois o lead não tem consciência da necessidade, não tem conhecimento aprofundado do assunto ou ainda não está buscando uma solução imediata. Portanto, é o momento de jogar uma isca para fisgar seu possível cliente. 

Posts de blog são eficientes e fáceis de produzir. Textos úteis, diversificados, curtos e objetivos que abordam dores comuns e respondam dúvidas sobre o seu segmento funcionam muito bem nessa etapa e trazem credibilidade para o autor. Se o seu produto é um curso de idiomas online, por exemplo, dicas, guias ou listas no estilo “4 Formas de Aprender Inglês Mais Rápido no Seu Tempo Livre” são ideais. 

Outro recurso muito utilizado e poderoso é o vídeo, que tem alta capacidade de se tornar viral. 

   No meio do funil você precisa iniciar um relacionamento com esses visitantes e capturar suas informações para que eles passem a ter contato constante com a sua marca. 

Se o conteúdo do topo do funil foi relevante para o prospecto, você conquistou a confiança dele e provavelmente ele se cadastrará na sua newsletter ou o seguirá nas redes sociais. É o momento de informações mais completas, pois ele já foi introduzido ao tema e tem interesse em se aprofundar. 

Utilize textos mais desenvolvidos e específicos, de preferência abordando assuntos que já foram tratados de forma mais superficial na etapa de atração. Conteúdos que seriam muito extensos para um post no blog podem ser convertidos em ebooks, por exemplo. 

Slides, podcasts, infográficos e formatos mais elaborados exigem maior esforço de produção, mas seu consumo indica engajamento por parte do seu lead.

   No fundo do funil o objetivo é fechar negócio, então você precisa medir o nível de interesse do prospecto. 

Ferramentas como o Infusionsoft trabalham com uma funcionalidade chamada Lead Score, que considera métricas como taxa de abertura dos e-mailscliques e downloads. Assim sendo, é possível automatizar o momento ideal de fazer uma oferta para ele! 

Lembre-se que nessa etapa ele já tomou conhecimento da necessidade, teve interesse em se aprofundar no tema, criou uma relação de confiança com você e está muito próximo de fechar negócio. É o momento de falar da sua marca, mostrar cases de sucesso, depoimentos de clientes, review de produtos ou serviços e oferecer demonstrações gratuitas 

Mas, não pare por aí! Depois do funil de vendas é necessário reter e encantar o seu agora cliente. Lembre-se que é muito mais fácil e barato vender para alguém que já comprou de você. Vídeos explicativos de utilização, suporte, acompanhamento, consultorias, tutoriais e ofertas de upsell e cross-sell ajudam a torna-lo um consumidor frequente. Portanto, siga em frente, sempre produzindo conteúdo! 

Em qualquer etapa que você esteja, nós podemos te ajudar! 

Quer começar a Planejar a Jornada de Compra dos seus clientes AGORA??

Vem Com a Gente!

apenas R$ 19,90.

 

 

 

Jorge Luiz ArdrizzoSobre o Autor:
Jorge Luiz Ardrizzo – Assistente de Marketing

Formado em Publicidade e Propaganda, entrou na Babel Team em 2017 com a missão de atrair e qualificar leads através do desenvolvimento de estratégias de marketing e produção de conteúdo. Teve a carreira pautada no relacionamento com o cliente, o que foi fundamental para entender como analisar as necessidades e apresentar a melhor opção para cada um deles. 

DJ e produtor musical responsável pelo projeto Flecha, você ainda pode encontrá-lo pelas feiras gastronômicas da cidade oferecendo o inigualável hambúrguer de pão de queijo.

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.