Na semana passada nós fizemos um post falando sobre como identificar o seu público-alvo, trazendo algumas ideias e dicas para a construção do seu avatar.

Seguindo a metodologia do Ciclo Completo do Cliente, o próximo passo para o desenvolvimento do negócio é pensar em como vamos alcançar essas pessoas. Afinal, não adiantará muita coisa sabermos PARA QUEM vamos falar se não ATRAIRMOS a ATENÇÃO dessas pessoas, certo? De outra forma, como elas vão saber que você tem a solução para determinada necessidade delas?

Para a estratégia de atração de interesse do seu público-alvo, você deve pensar nas seguintes etapas:

 #01 – Aonde: 

Agora que você já tem definido quais as características do seu público-alvo e qual o problema que está se propondo a resolver, comece a pensar em quais canais você deve estar para se fazer disponível e oferecer a solução proposta no momento certo. Aqui, é importante ter em mente de que não é necessário estar em todos os canais ao mesmo tempo, mas sim nos lugares certos. Quais são os canais mais utilizados?

Redes Sociais como o Facebook atualmente tem 2 bilhões de usuários ativos [1], o que significa que provavelmente uma parte do seu público-alvo está ali. Mas…. Por quê parar por aí? Será que não existe um canal mais direcionado e especifico que as vezes pode ser até mais eficiente? Por exemplo, se eu tenho uma loja de bolos decorados, será que um perfil no Pinterest não seria interessante?

Nesta etapa lembre-se sempre de não se pautar no achismo, busque dados e informações que corroborem a sua decisão. Você pode analisar as suas próprias métricas, como:

[1] https://br.newsroom.fb.com/news/2017/06/agora-somos-2-bilhoes-de-pessoas-obrigado-por-estar-em-nossa-comunidade/

  • Facebook Insights
  • Relatórios do Google AdWords
  • Relatório de Desempenho
  • Pesquisas de Feedback

Também vale buscar dados secundários produzidos por sites de informação, como:

  • Relatórios de Segmento de Mercado
  • Pesquisas de Perfil de uso das Redes Sociais
  • Infográficos
  • Fóruns relacionados ao seu negócio etc.

 #02 – Como: 

Agora que já estou no mesmo lugar que o meu público-alvo, qual a melhor forma de estabelecer o primeiro contato com essas pessoas? Pela nossa experiência, podemos dizer que normalmente não é a melhor estratégia estabelecer o primeiro contato já com uma oferta direta de compra. Você precisa construir uma relação de confiança primeiro.

Pensando nisso, é importante lembrar que as ofertas vão muito além das trocas monetárias. Em Marketing Digital nós trabalhamos com o conceito de Iscas Digitais, que são materiais e/ou conteúdos oferecidos de forma gratuita em troca de algumas informações (ex.: e-mails).  Podemos citar como exemplos as seguintes Iscas Digitais:

  • E-books
  • Posts no blog corporativo
  • Relatórios e Artigos
  • Cupons de desconto,
  • Infográficos
  • Webinars
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Quiz e Pesquisas etc.

Essa é uma prática muito comum do mercado. Cerca de 48% de todos os profissionais de Marketing buscam oferecer Iscas Digitais através de Landing Pages [2] com o objetivo de aumentar suas taxas de conversão de leads e construir uma base de dados consistente para manter o relacionamento a médio e/ou longo prazo.

 

E quem está interessado, mas ainda não está pronto para a compra? Esqueço dessa pessoa? Claro que não!

Para essas pessoas, precisaremos realizar o que chamamos de Educação de Leads. Esta é a próxima etapa do Ciclo Completo do Cliente e nós vamos falar disso no próximo post!

[2] https://neilpatel.com/br/blog/como-criar-landing-page-de-alta-conversao-para-o-seu-site/

 

Quer Começar a Planejar

O seu Ciclo Completo do Cliente

AGORA?

Vem com a gente

por apenas R$13,90!

 

Sobre a Autora
Maria Fernanda Neurauter – Assistente de Marketing

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com uma especialização em Marketing pela COPPEAD, tem experiência no desenvolvimento de estratégias e planos de marketing, com destaque ao meio digital. Entrou para a Babel-Team em 2017 com o objetivo de criar campanhas de marketing digital automatizadas com foco na geração e educação de leads e para o desenvolvimento de novos projetos a partir da análise dos resultados.

 

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.