Depois de muitos anos ajudando empresários a digitalizar seus Modelos de Negócio, uma dor é clara: se não houver um profissional ou uma equipe dedicada a implementar a automação dos processos de marketing e vendas, esses processos vão ser arrastados por dias, semanas e meses.

Importante vs. Urgente

É bem conhecido que muitas vezes os empresários e, por consequência as empresas, operem em “modo bombeiro”, apagando incêndios; e aquelas oportunidades para ter mais tempo, ser mais eficiente vendendo e prestando serviços, acabam sempre postergadas.

O Mito do super poder das ferramentas

Quase sempre começamos com muita emoção e expectativa, com foco nas ferramentas. As ferramentas nos passam a percepção que, usufruindo delas, tudo acontecerá magicamente.

Vamos imaginar que um caçador da pré-história acaba de receber um arco & flecha extraordinário. Isso é suficiente para torná-lo um grande caçador? Provavelmente, sem treinamento, nunca conseguirá nem mesmo esticar a corda.

Na experiência da Babel-Team, as empresas não conseguem obter mais que 5-10% do poder das ferramentas que contratam.

Falta de tempo para aprender e aplicar é, quase sempre, o argumento principal para justificar a demora em implementar processos automatizados. No entanto, se focarmos nos detalhes, muitas vezes se trata apenas de não priorizar o importante e acreditar, equivocadamente, que as ferramentas, sozinhas, vão resolver os desafios para os quais foram contratadas.

Como Acelerar os Processos

Na Babel-Team, estamos experimentando uma metodologia que vem se mostrando muito eficiente para esses processos de implementação que chegam a demorar dias, semanas, meses. Às vezes, nem mesmo acontecem!

O que é um Acelerador de Negócios Digitais?

É um processo que corre em um período de tempo muito curto – tipicamente, entre 1 e 3 dias -, que tem como objetivo criar/ajustar processos de automação de marketing e vendas com foco na implementação. Para sua produção, se reúnem, pelo menos, duas equipes, uma que vai colocar know-how e os conteúdos do negócio e a outra que vai colocar know-how de automação de processos de comunicação.

Fatores para uma implementação eficiente

Na Babel-Team, acreditamos que são, no mínimo, 4 fatores importantes:

  • Planificação do Processo
  • Aprendizagem da ferramenta
  • Tomada de decisão rápida e consistente
  • Mãos na massa com Foco em Resultados

A Planificação do Processo parte do pressuposto que antes de começar a lambuzar-se das ferramentas, é necessário entender a visão do todo, o big picture. Sem isso, o processo de implementação vai focar no urgente, desconhecendo o que é importante e terá em mente só um, dois ou três passos ao invés dos 20 necessários (mesmo que nem todos esses 20 passos sejam implementados a curto prazo).

Estabelecer prioridades é essencial. Pensar em ter tudo pronto em poucos dias é tão irreal como acreditar que as ferramentas são mágicas.

A Aprendizagem da ferramenta principal ou back bone da estratégia de marketing e vendas sempre tem que seguir uma curva de aprendizagem. Justo essa curva de ser considerada antes de comprar a ferramenta. Por exemplo, Infusionsoft, uma ferramenta líder para automação de marketing e vendas, tem uma curva um pouco mais complexa que as outras, especialmente por ser uma ferramenta que se adapta a qualquer negócio. Esta curva pode ser acelerada com um curso específico – básico ou avançado – com treinadores certificados e, além do mais, com experiência em digitalização de modelos de negócios.

A metodologia de Aceleração de Negócios da Babel-Team propõe que o know-how da ferramenta seja por nossa conta e o know-how do negócio, por conta do cliente.

A Tomada de Decisão é crítica para um processo de Acelerador de Negócios de sucesso. Em geral, na minha experiência, a tomada de decisão tende a ser super lenta, focada em curto prazo e não dirigida a resultados.

Algumas dessas decisões, as de tipo estratégico normalmente associadas a considerar o big picture, devem ser tomadas antes do processo de aceleração de negócios e outras, como as táticas, devem ser tomadas durante o processo de maneira imediata, sem delongas.

Isso implica que, durante o processo de aceleração, os decisores com responsabilidade sobre o que está sendo trabalhado sejam parte da equipe.

Finalmente, Mãos na massa com Foco em Resultados significa que o processo de aceleração de negócios se foca em implementação e não em aprender o em decidir as questões estratégicas. Resultados são o norte do processo.

Aspectos abordados em um Acelerador de Negócios

Mesmo podendo realizar aceleradores específicos, os seguintes são os aspectos mais frequentes em processos acelerados de negócio com foco em automação de marketing e vendas:

  • Fluxos de comunicação via email, SMS, Messenger
  • Identificação do tipo de conteúdo para cada fluxo
  • Identificação de indicadores para controlar o desempenho dos fluxos
  • Integração com ferramentas complementárias como PlusThis, Hotmart, Eduzz, Monetizze
  • Checklist de pontos a serem customizados ou de temas pendentes (caso seja necessário)

Em geral, o conteúdo é por conta da equipe da empresa que tenta implementar a aceleração de seus processos, especialmente quando esse conteúdo tem um copy técnico. No entando, a intencionalidade por trás do copy em cada fase dos fluxos pode ser realizada pela equipe especializada em automação.

Benefícios do Acelerador de Negócios

Causa uma enorme frustação adquirir tecnologia ou know-how e não ter os resultados esperados. Geralmente, isso ocorre porque não há tempo suficiente para aprender e/ou implementar. A aceleração de negócios consegue, em poucos dias de execução totalmente focada, os resultados que muitas vezes não se consegue em 12 meses de trabalho.

Na Babel-Team começamos a experimentar o Acelerador de Negócios para nós mesmos, ou seja, seguindo a metodologia e contanto com o know-how que a equipe tem da ferramenta para que seja possível fazê-lo com o mínimo de ajuda externa.

Quando uma equipe conhecedora de tecnologia e que sabe fazer negócios com ela se une com uma equipe de outra empresa, com um plano de trabalho previamente estabelecido de comum acordo, celulares desligados e os participantes certos, se pode esperar resultados considerados “milagrosos” por muitos de nossos clientes.

Quero Saber Mais
sobre o Acelerador de Negócios

Sobre o autor:
Jorge Aldrovandi  CEO da Babel-Team.

É pioneiro em serviços de marketing via Internet, no Uruguai, seu país natal, e no Brasil, onde vive desde 2002. Trabalha com automação desde 2010. Responsável pelo planejamento estratégico e modelo de negócios de clientes no Brasil, na América Latina, Portugal e Espanha.

Sendo neto de italianos, desde pequeno Jorge gosta muito de estabelecer vínculos e por isso, boa parte de seus clientes termina sendo também parceiros e amigos. Quando é perguntado “Como que você desenvolveu uma rede tão grande de parceiros?”, sempre responde:”Tomando um vinho e comendo boas pizzas.”

Os valores da Babel-Team, são os valores do Jorge: Ética sempre, respeito acima de tudo e crescimento constante! ”

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.