Torna-se competente para a Revolução 4.0

Ser empresário não foi fácil para mim. É a minha paixão, mas não tinha um histórico familiar próximo para me ajudar. Aos 33 anos me formei em Administração, mas isso só me deu uma compreensão abstrata do que precisava fazer. Particularmente, porque eu me formei para empresas da era industrial (empresas 2.0) e todas as minhas empresas foram empresas de serviço fazendo parte da terceira revolução (ou empresas 3.0).

Porém, recentemente, uma nova revolução começou e está em andamento, exigindo das empresas, que queiram sobreviver e ter sucesso, um desafio radicalmente diferente: se tornarem competentes para a Revolução 4.0

*Diagrama relativo às sucessivas revoluções industriais e à visão do futuro. Criação: Christoph Roser (AllAboutLean.com. – Trabajo próprio).

A grande revolução que estamos presenciando é para mim, para as minhas empresas e para os membros da minha equipe uma grande oportunidade desde que sejamos muito rápidos para aprender e aplicar tudo aquilo que aprendemos. Errar faz parte, mas erre rápido. Planeje, teste, análise os resultados e otimize.  Sempre aprendendo e aplicando – e tudo isso num ritmo cada vez mais rápido.

Só para ter uma ideia de como, por exemplo, a Babel-Team começou a se adaptar para essa vertigem de mudanças: o nosso planejamento era anual, e agora esse planejamento anual estratégico tem avaliações trimestrais. Estou convencido de que, logo, passaremos para um modelo bimestral, no mínimo.

Ou seja, boa parte do que preciso para ser um empresário moderno e bem-sucedido eu aprendi, mas ainda preciso continuar aprendendo sempre no meu dia-a-dia. Para isso, além de estar sempre lendo e estudando, procuro participar de eventos, fazer imersões em experiências como Startup Blockchain Weekend, Design Thinking Experience ou Wow! Experience, em cursos avançados on-line no MIT ou em Harvard, fazendo parte dos grupos de networking e lendo livros ou artigos.

Não me interpretem mal, não se trata apenas de descobrir novas necessidades, – na verdade as minhas empresas continuam trabalhando no setor de automação de conversas entre empresas e clientes -, focando cada vez mais o lado do design e menos o da execução (mais Designed by Babel-Team e menos Made by Babel-Team).  Tentamos entender qual é a Proposta de Valor e como gerar essa Proposta de Valor.

Vou agora compartilhar alguns dos livros que me acompanham hoje nessa jornada de mudança pessoal e empresarial. Eu gostaria que os considerassem apenas como as minhas experiências e a minha jornada. Talvez inspirem vocês, talvez não. Aqui não há nada de mágico. É preciso entender os conceitos, assimilá-los e depois testá-los. Eles podem funcionar ou não.

Já me aconteceu, por exemplo, de ler coisas há 24 meses que só agora fazem sentido para mim.

Um detalhe: todos os livros estão em inglês, embora alguns tenham uma versão em espanhol. Incluo artigos também.

1Beyond Entrepreneurship, Turning your business into an Enduring de James C. Collins e William Lazier é um clássico do ano 1992. É o livro mais antigo dos que vou indicar, ele permitiu-me ter uma metodologia para introduzir a equipe na estratégia da empresa de uma forma sistemática. Recomendo os capítulos 2, 3 e 5. No post Como escalar seu negócio, o primeiro de uma série de 5 posts, explico com mais detalhes como aplicamos essa metodologia na Babel-Team.
Revolução 4.0
2Harvard Business Review, Entrepreneur´s Handbook do ano 2018 é um manual prático para lançamento e crescimento de empresas 4.0.

Revolução 4.0

Confesso que estou lendo ainda esse livro, mas o que já li me ajudou muito a incorporar práticas de empresas criadas nos últimos 24 meses nos EUA.

Recomendo o capítulo 3, “Building Your Business Model and Strategy”, no qual, para começar, é necessário responder cinco perguntas:

  1. Como seu novo negócio ou seu negócio atual vai criar valor para seus clientes?
    Isto é, não comece pelo produto ou serviço. Foco no cliente.
  2. Como vai gerar lucro para você e seus investidores?
  3. Como seu negócio vai se diferenciar, ele mesmo, de seus concorrentes?
  4. Como seu negócio vai defender seus ativos e sua posição de seus concorrentes?
  5. Como seu negócio vai ser descoberto ou achado?

Para entender o poder do Modelo de Negócios recomendo um artigo da especialista em estratégia Joan Magretta em “Why Business Models Matter” de 2002, Harvard Business Review.

3What´s Your Digital Business Model? Seis perguntas para ajudar você a construir sua empresa de próxima geração, de Peter Weill e Stephanie L. Woerner, de maio 2018, editado por Harvard Business Review.

Este livro publicado há menos de dois meses, é essencial para compreender como as modernas empresas de todos os tamanhos podem aproveitar a Revolução 4.0 através de aquilo que os autores chamam de DBM ou Digital Business Model. Já estamos experimentando o modelo abaixo na Babel-Team e nos clientes.

Revolução 4.0

Esse modelo teve um impacto formidável para me ajudar a entender como os negócios modernos funcionam na era digital, como eles interagem e como posso deixar de ser um provedor e migrar para o quadrante do Ecosystem driver. Pense nisso. É muito importante.

4Abundance, The Future is Better Than You Think de Peter H. Diamandis e Steven Kotler de 2012. Esse livro foi essencial para mim, para entender as novas tecnologias e como elas podem significar uma ameaça ou uma enorme, repito, uma enorme oportunidade.

Revolução 4.0

Abundância é uma metáfora de boas novas. Examina os fatos específicos – ou “hard facts” – da ciência, da engenharia, das tendências sociais e das forças econômicas que estão transformando nosso mundo.

Recomendo o livro todo, mas nas páginas 63 a 66 há um comentário sobre Inteligência Artificial. Essa seção me fez aprofundar no tema e, recentemente, em fevereiro deste ano, fiz parceria com a Sherlock Solutions, una empresa de inteligência artificial (IA) sediada no Uruguai, e criei uma nova empresa chamada SmartBiz, Inteligência Artificial para Negócios.

Essa não é a lista completa do que estou lendo. Na minha lista, normalmente, tenho entre 4-5 livros novos por mês, e não apenas na área do empreendedorismo. Porém, se eu tiver que priorizar aqueles que para mim, repito, para mim, me ajudaram mais, esses 4 livros estão hoje, sem dúvida, entre os 10 mais importantes.


Quer saber ainda mais sobre como se posicionar
no novo contexto de mercado?

>> Quero Aumentar Minhas Chances de Sucesso <<


Revolução 4.0Sobre o autor:
Jorge Aldrovandi  CEO da Babel-Team.

É pioneiro em serviços de marketing via Internet, no Uruguai, seu país natal, e no Brasil, onde vive desde 2002. Trabalha com automação desde 2010. Responsável pelo planejamento estratégico e modelo de negócios de clientes no Brasil, na América Latina, Portugal e Espanha.

Sendo neto de italianos, desde pequeno Jorge gosta muito de estabelecer vínculos e por isso, boa parte de seus clientes termina sendo também parceiros e amigos. Quando é perguntado “Como que você desenvolveu uma rede tão grande de parceiros?”, sempre responde:”Tomando um vinho e comendo boas pizzas.”

Os valores da Babel-Team, são os valores do Jorge: Ética sempre, respeito acima de tudo e crescimento constante! ”

Quero acompanhar as novidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.